Geografia - Termos Geográficos - Letras G, H e I

Gerais - Área que se estende do centro do território de Minas Gerais, junto aos municípios de Corinto e Curvelo e próximo à represa de Três Marias, alargando-se rumo ao norte, acompanhando o curso do rio São Francisco, em ambas as margens, até atingir a divisa dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia. Compõe parte do quadro natural do planalto central brasileiro, caracterizando-se pelo relevo plano das chapadas, a vegetação de campos do cerrado e a particularidade das veredas - trilhas que margeiam os cursos d’água, servindo de itinerário para os viajantes, descritas no clássico de Guimarães Rosa, “Grande Sertão Veredas”.

Grau de ocupação da terra pela agropecuária - Relação entre a área ocupada pelos estabelecimentos rurais e a área do município.

Hipsometria - Medição de alturas e de altitudes.

Índice de desenvolvimento humano - Índice para comparação do estágio de desenvolvimento entre países, que está centrado na conjugação de três indicadores - longevidade, educação e rendimento per capita da população, e não exclusivamente na riqueza econômica medida pelo Produto nacional bruto. A longevidade é expressa pela esperança de vida ao nascer. A educação é avaliada pela taxa de alfabetização de adultos e pela taxa de escolarização nos três níveis de ensino. E a renda é calculada através do Produto interno bruto per capita, expresso em dólares. O índice varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, maior é o nível de desenvolvimento de um país.

Nenhum comentário: