Geografia - Termos Geográficos - Letra P

Parque indígena - Área criada pelo poder público, destinada a vários grupos indígenas de origem étnica diversa.

Parque nacional - Unidade de conservação que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. É de posse e domínio públicos. Ver também unidade de conservação.

Pastagens naturais - Áreas destinadas ao pastoreio do gado, sem terem sido formadas mediante o plantio, ainda que tenham recebido algum trato.

Pastagens plantadas - Áreas destinadas ao pastoreio do gado e formadas mediante plantio.

Patamar - Relevo plano ou ondulado, elaborado em diferentes tipos de rochas, constituindo superfície intermediária ou degrau entre áreas de relevos mais elevados e áreas topograficamente mais baixas.

PEA - Ver população economicamente ativa

Península - Massa continental que se encontra circundada quase que completamente pelas águas e ligada ao continente por uma faixa estreita de terra.

Pessoa alfabetizada - Pessoa capaz de ler e escrever pelo menos um bilhete simples no idioma que conhece.

Pessoa analfabeta - Pessoa que nunca aprendeu a ler e escrever ou que, embora tenha aprendido, esqueceu, ou a pessoa que só é capaz de escrever o próprio nome.

PIB - Ver Produto interno bruto

PIB per capita - Resultado da divisão do Produto interno bruto pelo número de habitantes do país. Indica a contribuição média de cada habitante para a sua formação ou, reciprocamente, a participação média de cada habitante na sua absorção.

Pirâmide etária - Representação gráfica da distribuição da população de um país por sexo e faixas de idade.

Placas tectônicas - Placas rígidas que formam a carapaça externa da Terra, a litosfera, e que se deslocam sobre o magma, provocando em seus limites exteriores várias deformações e fenômenos, como dobramentos, falhas, vulcanismos e terremotos.

Planalto - Forma de relevo plana ou levemente ondulada, porém de altitude relativamente elevada, limitada, pelo menos por um lado, por superfícies mais baixas, e em que os processos de degradação (erosão) superam os de deposição e acumulação de sedimentos (sedimentação).

Planície - Forma de relevo plana ou suavemente ondulada, de extensão variável, localizada mais freqüentemente em áreas de baixa altitude, e em que os processos de deposição e acumulação de sedimentos (sedimentação) superam os de degradação (erosão).

Plataforma continental - Região submarina de baixas profundidades que margeia os continentes e inclina-se suavemente a partir do litoral até a profundidade de 200m. É separada das profundezas do oceano por um declive que se estende de 200 a 1 000m de profundidade, denominado talude continental.

PNB - Ver Produto nacional bruto

População economicamente ativa - Parcela da população em idade ativa que está trabalhando ou em busca de trabalho. Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo.

População residente - Pessoas que têm o domicílio como local de residência habitual e que, na data de referência da pesquisa, estão presentes ou ausentes, temporariamente, por período não superior a 12 meses em relação àquela data.

População rural - Parcela da população que reside em área classificada como rural no último censo demográfico disponível. No caso brasileiro, a situação do domicílio é definida por lei municipal, em vigor na data de referência da pesquisa, que estabelece os limites do perímetro urbano. A situação rural abrange toda a área situada fora desses limites, inclusive os aglomerados rurais de extensão urbana, os povoados e os núcleos.

População subnutrida - População cujo acesso à alimentação está abaixo da necessidade mínima de energia considerada adequada.

População total - 1. (Mundo) População de fato estimada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Department of Economic and Social Affairs), do Secretariado das Nações Unidas. 2.(Brasil) Ver também população residente

População urbana - Parcela da população que reside em área classificada como urbana no último censo demográfico disponível. No caso brasileiro, a situação do domicílio é definida por lei municipal, em vigor na data de referência da pesquisa, que estabelece os limites do perímetro urbano. Como situação urbana consideram-se as áreas internas ao perímetro urbano, ou seja, as áreas urbanizadas ou não, correspondentes às cidades (sedes municipais), às vilas (sedes distritais) ou às áreas urbanas isoladas.

Precipitação - Qualquer deposição em forma líquida ou sólida, derivada da atmosfera.

Produto interno bruto - Valor dos bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras do país, independentemente da nacionalidade do produtor. É o principal indicador da atividade econômica de um país.

Produto nacional bruto Valor dos bens e serviços finais produzidos com recursos do país, empregados dentro ou fora do território nacional, pertencentes a pessoas ou empresas. Diferentemente do produto interno bruto, inclui o resultado de empresas no exterior e desconta os investimentos de capital estrangeiro dentro do território nacional.

Nenhum comentário: