Geografia - Termos Geográficos - Letra R

Recursos hídricos - Águas superficiais e/ou subterrâneas, presentes em uma região ou bacia, disponíveis para qualquer tipo de uso.

Rede geral de abastecimento de água - Ver abastecimento de água

Rede geral de esgoto - Canalização das águas servidas e dos dejetos provenientes do banheiro ou sanitário ligada a um sistema de coleta que os conduz a um desaguadouro geral da área, região ou município, mesmo que o sistema não disponha de estação de tratamento da matéria esgotada.

Região de influência das cidades - Quadro de referência do sistema urbano brasileiro utilizado para fins de gestão do território, planejamento, estudos de urbanização e racionalização de decisões quanto à localização de diferentes tipos de atividades econômicas ou de infra-estrutura social, quer na esfera pública, quer na esfera privada. Neste quadro de referência, as cidades brasileiras aparecem classificadas e hierarquizadas segundo seus níveis de centralidade, bem como são definidas suas ligações espaciais e mapeadas suas áreas de atuação ou mercado.

Região fitoecológica - Ver domínio fitoecológico

Região metropolitana - Região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Região natural - Porção do território identificada a partir de elementos do meio físico. Na atualidade, as bacias hidrográficas têm sido o principal elemento do meio físico utilizado na prática de divisão regional.

Relevo - Conjunto das formas de terreno que compõem uma paisagem.

Rendimento - Valor total do rendimento mensal do trabalho e do rendimento proveniente de outras fontes, como aposentadoria, pensão, aluguel, pensão alimentícia, mesada, renda mínima, bolsa-escola, seguro-desemprego e abono de permanência em serviço.

Rendimento mediano - Valor do rendimento mensal que ocupa o ponto central na série ordenada dos valores de rendimentos.

Reserva biológica - Unidade de conservação que tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais. É de posse e domínio públicos. Ver também unidade de conservação.

Reserva ecológica - Unidade de conservação criada com o objetivo de manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-la com o objetivo da conservação ambiental. Ver também unidade de conservação.

Reserva extrativista - Unidade de conservação cuja área é utilizada por populações extrativistas tradicionais, em que a subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e que tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. É de domínio público, com seu uso concedido às populações extrativistas tradicionais. Ver também unidade de conservação.

Reserva nacional - Ver parque nacional

Nenhum comentário: