Geografia - Termos Geográficos - Letra T

Tabuleiro - Relevo de topografia plana, elaborado em rochas sedimentares, de altitude relativamente baixa, geralmente limitado por escarpas.

Taxa bruta de mortalidade - Número de óbitos por 1 000 habitantes na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a freqüência anual de mortes na população. A taxa bruta de mortalidade é obtida através do quociente entre o número total de óbitos de residentes e a população residente, multiplicado por 1 000.

Taxa bruta de natalidade - Número de nascidos vivos por 1 000 habitantes na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a freqüência anual de nascidos vivos na população. A taxa bruta de natalidade é obtida através do quociente entre o número total de nascidos vivos residentes e a população residente, multiplicado por 1 000.

Taxa de alfabetização - Percentagem de pessoas residentes alfabetizadas de um grupo etário em relação ao total de pessoas residentes desse mesmo grupo etário.

Taxa de crescimento da população - Incremento médio anual da população residente devido ao crescimento vegetativo ou à migração líquida, em determinado espaço geográfico, no período considerado. Representa a velocidade de crescimento da população entre dois momentos de tempo. As estimativas de crescimento da população são realizadas pelo método geométrico.

Taxa de escolarização - Percentagem de pessoas residentes de uma determinada faixa etária que freqüenta escola em relação ao total de pessoas residentes da mesma faixa etária. A taxa de escolarização é ajustada levando-se em consideração a estrutura da educação em cada país.

Taxa de mortalidade infantil - Número de óbitos de crianças menores de um ano de idade por 1 000 nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa o risco de morte dos nascidos vivos durante o seu primeiro ano de vida. A taxa de mortalidade infantil é obtida através do quociente entre o número total de óbitos de residentes com menos de um ano de idade e o número total de nascidos vivos de mães residentes, multiplicado por 1 000.

Terraço - Superfície horizontal ou levemente inclinada, constituída por depósito sedimentar, ou superfície topográfica modelada por erosão fluvial, marinha ou lacustre e limitada por dois declives no mesmo sentido. Pode ser classificado como marinho, lacustre, fluvial etc.

Terra indígena - Terra tradicionalmente ocupada pelos índios, por eles habitada em caráter permanente, utilizada para as suas atividades produtivas, imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários ao seu bem-estar e necessária à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

Terras ociosas - Áreas que se prestam à formação de culturas, pastos ou matas e não utilizadas para tais finalidades, inclusive as terras não utilizadas por período superior a 4 anos.

Nenhum comentário: