Geografia - Termos Geográficos - Letras M e N

Macrorregiões geoeconômicas - Complexos regionais criados para fins de estudo do território brasileiro, visando melhor captar a situação socioeconômica e as relações entre a sociedade e o espaço natural. A divisão em regiões geoeconômicas não respeita os limites políticos dos estados, isto é, os limites de cada região não coincidem com as fronteiras estaduais. Consideram-se três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Malha municipal - Conjunto de linhas que representam os limites oficiais dos municípios.

Manto - Camada intermediária da Terra, situada entre a crosta terrestre e o núcleo. Tem cerca de 3 000km de espessura e representa 83% do volume do planeta e 65% da sua massa.

Massas de ar - Volumes da atmosfera que possuem propriedades em comum, como pressão, temperatura, umidade, em virtude da área em que se localizam.

Matas naturais - Áreas de matas e florestas naturais utilizadas para extração de produtos ou conservadas como reservas florestais.

Matas plantadas - Áreas de matas plantadas ou em preparo para o plantio de essências florestais, inclusive as áreas ocupadas com viveiros de mudas de essências florestais.

Mesorregião geográfica - Conjunto de microrregiões geográficas, contíguas e contidas na mesma unidade da federação, definidas com base no quadro natural, no processo social e na rede de comunicações e de lugares.

Metrópole - Cidade de grandes dimensões e elevado tamanho populacional, que centraliza a maior parte das atividades terciárias (comércio e serviços) de sua região e/ou de seu país. Em decorrência, encontra-se nos mais altos níveis hierárquicos de uma rede urbana. Ver também sistemas urbanos.

Metrópole global - Metrópole que articula a economia global através de inúmeras redes de todos os tipos e que centraliza funções superiores direcionais, produtivas e administrativas de empresas com atuação planetária. Articula e centraliza também o controle da mídia e a capacidade simbólica de criar e difundir mensagens. Em decorrência, encontra-se no nível hierárquico mais elevado do sistema urbano mundial ou global. Ver também sistemas urbanos.

Metrópole nacional - Metrópole que comanda a vida econômica e social da nação e concentra todos os tipos de funções. Por isso, ocupa o mais alto nível hierárquico do sistema urbano de um país. Ver também sistemas urbanos.

Metrópole regional - Metrópole que comanda a vida econômica e social de uma região e concentra todos os tipos de atividades econômicas que atuam neste espaço. Por isso, ocupa o mais alto nível hierárquico do sistema urbano de uma região. Ver também sistemas urbanos.

Microrregião geográfica - Conjunto de municípios, contíguos e contidos na mesma unidade da federação, definidos com base em características do quadro natural, da organização da produção e de sua integração.

Município - Unidade de menor hierarquia na organização políticoadministrativa brasileira. Sua criação, incorporação, fusão ou desmembramento se faz por lei estadual. Estas transformações dependem de aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito. Rege-se por lei orgânica, observados os princípios estabelecidos na Constituição Federal e na constituição do estado onde se situa.

Núcleo - Camada mais interna da Terra. Representa cerca de 32% da massa total do planeta e divide-se em duas partes: núcleo externo e núcleo interno. O primeiro se estende até a profundidade de 5 000km e se apresenta em um estado físico líquido (estado de fusão). O segundo vai desta profundidade até o centro da Terra, e se apresenta em estado sólido, com temperaturas atingindo até 5 000oC.

Nenhum comentário: