Geografia - Termos Geográficos - Letras - U, V e Z

UF - Ver também estado

Unidade da federação - Ver também estado

Unidade de conservação - Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. Ver também área de proteção ambiental, área de relevante interesse ecológico, estação ecológica, floresta nacional, parque nacional, reserva biológica, reserva ecológica e reserva extrativista.

Unidade local - Espaço físico ocupando, geralmente, uma área contínua, no qual são desenvolvidas uma ou mais atividades econômicas e cuja atividade principal é industrial.

Unidades de relevo - Ver chapada, depressão, planalto, planície, patamar, serra e tabuleiro.

Urbanização - Processo em que a população das cidades aumenta proporcionalmente mais que a população do campo, isto é, quando o crescimento urbano é superior ao crescimento rural.

Uso da terra - Ver lavouras permanentes, lavouras temporárias, matas plantadas, pastagens naturais, pastagens plantadas e terras ociosas

Uso sustentável - Exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. Destacam-se como atividades de uso sustentável dos recursos naturais: extração de madeira, de acordo com um plano de manejo; coleta controlada de produtos florestais, como extração de borracha, coleta de frutos, sementes, plantas medicinais etc.; turismo sustentável; pesca controlada; e criação de animais silvestres em unidades de conservação para fins de subsistência e comercialização.

Vulcão - Abertura ou chaminé existente na crosta terrestre por onde irrompe a rocha liqüefeita, o magma. Costuma ser cônico, mas pode apresentar-se como uma fenda na superfície ou um buraco numa montanha. O magma é acompanhado de outros materiais, como gás, vapor e fragmentos. Em geral, ocorre em bordas destrutivas ou construtivas das placas tectônicas.

Zona do Cacau - Região compreendida entre os municípios de Ituberá e Belmonte que se caracteriza pela monocultura do cacau. Em torno das oscilações da produção cacaueira gira toda a vida social e econômica da região e as próprias culturas secundárias são decorrência da monocultura dominante. Os conflitos sociais gerados pelas relações entre grandes proprietários produtores e a população migrante que se empregava nas lavouras de cacau são o pano de fundo das primeiras obras de Jorge Amado, autor maior da literatura regionalista baiana.

Nenhum comentário: